Publicado em: 03/10/2014 VOLTAR

Surgimento do Franchising no mundo e no Brasil



Não só com o objetivo de esclarecer e conscientizar sobre o conceito de franquia ao público interessado, mas também para servir de ferramenta para a disseminação do sistema no Brasil.

Fonte: Franquias e Negócios Por: Laís Vieira Santos clique aqui para imprimir esta noticia 0 comentário
compartilhar no facebook Compartilhar
surgimento do franchising no mundo e no brasil

Pouco se sabe sobre as origens dos termos franquias e sistemas de franquias, mas pesquisando a história, podemos nos deparar com exemplos de práticas comerciais que se assemelham ao sistema de franquias, na Europa, no século XII.

Diferente do que se pensa, o sistema de franquias é bem antigo e teve origem na idade média, no auge do sistema feudal, em que as terras eram divididas entre a Igreja e a nobreza. A palavra ‘franchising’ significava algo como transferência de um direito ou outorga de um privilégio.

Segundo o site do Grupo MedNet: “Naquela época, alguns nobres recebiam da Igreja o direito de cobrar os impostos dos camponeses. Estes senhores repassavam esta arrecadação à Igreja, porém lhes era concedido um percentual sobre o total arrecadado. Talvez esta seja a primeira utilização do termo franchise”.

Já a prática tal qual conhecemos hoje foi vista pela primeira vez nos Estados Unidos, em meados de 1850. A primeira empresa a empreender nesse ramo de negócio foi a fabricante de máquinas de costura Singer. Ela permitia que utilizassem a sua marca na comercialização de produtos, com a intenção de aumentar a sua penetração no mercado com investimentos relativamente pequenos.

A Singer abriu as portas para muitas outras empresas nos EUA que começaram a adotar o sistema de franchising. Alguns exemplos são Coca Cola, General Motors, Mc Donald’s e assim por diante.

Já no Brasil, os pioneiros nas questões relativas ao franchising foram as redes americanas de ensino de idiomas Yazigi e CCAA. Em 1960, elas introduziram o sistema no Brasil que se espalhou rapidamente por todo o território nacional.

Fonte: Franquias e Negócios Por: Laís Vieira Santos clique aqui para imprimir esta noticia 0 comentário
compartilhar no facebook Compartilhar

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Ainda não temos nada digitado..
Foram encontrados 0 registros