Cartório Postal está entre as franquias que mais cresceram no ano passado, aponta a ABF ; leia matéria da revista Exame
Em 2013, o setor de franquias cresceu 11,9% em faturamento, chegando a 115 bilhões de reais. Algumas redes, no entanto, cresceram mais que outras. Em faturamento, O Boticário está no topo da lista. Em abertura de unidades, McDonald’s é o primeiro do ranking, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising.
Para Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da ba}Stockler, 2013 foi desafiador para franquias. “Foi bastante difícil ter volume de candidatos para selecionar. O Brasil está vivendo pleno emprego e as pessoas estão em uma zona de conforto”, opina. Em períodos de crise, mais empreendedores procuram franquias como um plano B.
Por outro lado, o aumento no número de shopping centers facilitou a busca por ponto comercial. “Tem muito shopping inaugurando com pouco lojista”, diz. As franquias de alimentação dominam o ranking das marcas que mais abriram unidades em 2013. “As famílias gastam 30% da renda média com alimentação fora de casa”, justifica Stockler.
1. McDonald’s
Depois de alguns anos em ritmo lento de abertura de unidades no país, o McDonald’s volta a crescer. Segundo a ABF, a rede de lanchonetes abriu 386 unidades em 2013 e está no topo da lista. Um restaurante da marca não custa menos que 1,6 milhão de reais.
2. Cacau Show
A rede de franquias de chocolates já passou a marca de 1000 lojas e continua crescendo. Em 2013, foram abertas mais 338 unidades da Cacau Show. Uma loja tem investimento começando em 90 mil reais.
3. Subway
O Subway, uma das principais redes de fast food do mundo, abriu 332 unidades no Brasil no ano passando, somando 1389 franquias. Um novo franqueado da rede precisa de ao menos 270 mil reais de investimento inicial para operar um restaurante.
4. Nosso Bar
A rede de bares Nosso Bar é uma das franquias da Ambev. No ano passado, somou 307 novas unidades no país. Uma franquia da marca costuma ter investimento inicial de 30 mil reais. A rede trabalha também com conversão de bares para a bandeira Nosso Bar.
5. Chocolates Brasil Cacau
A marca popular do grupo CRM, que controla também a Kopenhagen, ficou na quinta posição, com 280 lojas inauguradas no ano passado. Uma franquia da loja de chocolates não sai do papel por menos de 98 mil reais.
6. O Boticário
Além de ser a que mais fatura, a rede O Boticário é também a maior do país em número de unidades e não diminui o ritmo de expansão. Com 3691 lojas no total, abriu 221 no ano passado. A franquia custa cerca de 150 mil reais.
7. Mr. Limp
A franquia Mr. Limp é especializada em serviços de limpeza e conservação, um dos setores que mais se destacaram no último ano. Em 2013, a rede inaugurou 187 unidades. Uma franquia tem investimento inicial de 63 mil reais.
8. Óticas Carol
A rede de óticas, criada em 1997, tem mais de 450 unidades em operação no país. No ano passado, o grupo britânico i3 comprou uma parcela do negócio. Só em 2013, foram abertas 185 novas unidades. O investimento inicial da marca é de 220 mil reais.
9. Cartório Postal
A franquia Cartório Postal oferece serviços privados de intermediação cartorária. Criada em 1993, a marca abriu 182 unidades em 2013, chegando a mais de 500 unidades em operação no país. O investimento inicial é de 20 mil reais.
10. Bob’s
A rede de fast food Bob’s foi fundada em 1952 e a expansão por meio de franquias começou em 1984. No ano passado, abriu 112 novas unidades. Os novos franqueados desembolsam a partir de 555 mil reais para operar uma lanchonete da marca.