Publicado em: 13/10/2014 VOLTAR

Qual a franquia certa para o seu perfil profissional?



Para se ter o sucesso esperado é fundamental que o empreendedor saiba escolher a melhor franquia para ele

Fonte: Sebrae Por: Sebrae clique aqui para imprimir esta noticia 0 comentário
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qual a franquia certa para o seu perfil profissional

Existem formas criativas de se vender uma franquia, por isso, o candidato a franqueado precisa estar bem informado para fazer a escolha de maneira acertada.É fundamental que o candidato entenda a necessidade de associar o seu perfil ao segmento de negócio e, ainda, saber com quem conversar para obter informações práticas sobre a operação comercial.

Analisar a viabilidade financeira, a documentação legal da franquia e só decidir quando estiver com informações suficientes também são etapas importantes.

Estude: Entenda bem o funcionamento do sistema de franchising, busque mais informações sobre o segmento de negócio e saiba o que diz a legislação em vigor. Tenha claro os direitos e deveres de cada uma das partes.

Pesquise os segmentos: Identifique os segmentos de negócios que mais lhe interessa. Separe algumas marcas, duas ou três, para fazer a investigação inicial. Identifique o processo de seleção de franqueados, que cada franqueadora adota. A grande maioria os passos são comuns, em algumas empresas os passos podem mudar de ordem e comprometer sua análise e seleção.

Perfil para o segmento: Decida-se pelo negócio que você tenha identificação com os produtos e/ou serviços. Não tome a decisão pensando puramente em investimentos. Como qualquer empresa, a franquia precisa do dono à frente na administração e operação diária para fazer o negócio acontecer, e isso exigirá habilidades específicas. É preciso entender que será necessário trabalhar muitas horas por dia. Certamente o franqueado irá suar a camisa bem mais do que no tempo que era empregado e lidar com os mais variados tipos de clientes e funcionários – pessoas com comportamentos e atitudes distintas.

Pré-requisito: Ter o montante necessário para o investimento previsto para a franquia e, ainda, reserva para capital de giro.

Contatos imediatos: Faça contato com as empresas franqueadoras como potencial franqueado e solicite mais informações sobre a franquia. Fique atento, pois os franqueadores também solicitarão informações sobre você. O franqueador enviará cadastro de pré-qualificação, que deverá preencher sem que implique em nenhum compromisso. Enquanto você analisa o negócio, o franqueador o analisará como candidato à franquia.

Procure conhecer bem o franqueador: Converse com os franqueados da rede para saber se estão satisfeitos com a franquia. Procure saber se o franqueador cumpre o que foi prometido e se o negócio é rentável e competitivo em relação à concorrência.

Analise os produtos e/ou serviços: Busque o máximo de informações sobre os produtos e/ou serviços que você irá comercializar e, sobretudo, quem são os concorrentes em seu território, como atuam e se o mercado é promissor.

Analise a documentação legal: Você deverá receber a documentação legal antes. Analise bem a Circular de Oferta de Franquia e a Minuta de Contrato de Franquia, para conhecer bem o negócio, seus direitos, deveres e os benefícios da franquia.

Analise a viabilidade financeira: Antes de adquirir a franquia, é necessário saber qual é o montante a ser investido, os custos fixos e variáveis envolvidos na operação diária do negócio e o faturamento previsto. Essas informações determinarão o ponto de equilíbrio operacional, a previsão de lucro e retorno do investimento. Por mais que você goste dos produtos e serviços, por mais bonita que seja a loja, se não tiver viabilidade financeira, descarte!

Analise os treinamentos: Verifique como o know-how da franquia lhe será transferido. Veja o programa de treinamentos, os manuais e a assistência da rede. Confira como a franqueadora oferece o suporte aos franqueados e presta a assistência contínua aos franqueados à distância.

Pressão e impulso: Não aceite pressão e nunca compre uma franquia por impulso. Franquia é projeto de vida. Se você pode escolher a qualidade de vida que você quer como empresário, por que então delegar isso a outros? A decisão deve ser de quem compra, e não de quem vende!

Fonte: Sebrae Por: Sebrae clique aqui para imprimir esta noticia 0 comentário
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