Publicado em: 10/10/2014 VOLTAR

O Brasil evolui, e com ele, o Franchising



Os empresários de diferentes segmentos e de diferentes países estão, cada vez mais, utilizando o sistema de franquias para a expansão de seus negócios.

Fonte: Sua Franquia Por: Claudia Bittencourt clique aqui para imprimir esta noticia 0 comentário
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o brasil evolui e com ele o franchising

No ranking internacional, em número de marcas franqueadas, o Brasil ainda só perde para Coréia do Sul, Estados Unidos e China (de acordo com dados do WFC – World Franchising Council). O certo é que o formato de expansão em rede é o que vai dar condições para as empresas em todo o mundo se manterem competitivas.

Um negócio independente hoje tem poucas chances de manter competitividade por falta de escala e de capilaridade para criar barreiras para a concorrência. Se é uma rede de lojas próprias, franquias, rede licenciada ou autorizada, cooperativas com centrais de compras ou outros formatos, não importa. O que está em evidência é o quanto é possível ampliar a atuação dos negócios, em diversos mercados, em menor espaço de tempo, com menores custos e com um controle total, e nestes aspectos, dos modelos de expansão citados, o franchising é o que oferece mais vantagens para as partes envolvidas: franqueado e franqueador.

Apesar de estar estampada no Brasil, a evolução das redes de negócios – basta entrar nos shopping centers e notar que mais de 70% dos negócios fazem parte de uma rede –, ainda falta a percepção de alguns setores – por exemplo, o mercado financeiro e o governo – de que o sistema de franquias vai muito além da rede de hamburgueres , criados por Ray Croc.

O franchising ressuscita marcas (temos vários exemplos no mercado que comprovam isso), gera valor ao negócio e à marca, cria barreira para a concorrência, gera empregos diretos e indiretos, reduz a informalidade no País, gera mais impostos etc. Podemos listar mais uma centena de bons motivos para esse modelo de expansão receber mais incentivos de nosso governo, em especial para os micro e pequenos empresários que representam 90% das empresas no Brasil.

Porém, independentemente das ações do governo e do mercado financeiro, o sistema cresce na casa de dois dígitos e muito acima do PIB. Os empresários estão abraçando esse modelo e aqueles que entram conscientes do seu papel como franqueador, comprometidos com a sustentabilidade do negócio formatado e com o desempenho do franqueado, vão se sair muito bem.
O crescimento das empresas que utilizam o sistema de franquias para expansão de seus negócios é exponencial, acredite quem quiser, ou aplique o teste de São Tomé, faça para crer!

Fonte: Sua Franquia Por: Claudia Bittencourt clique aqui para imprimir esta noticia 0 comentário
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