Publicado em: 03/10/2014 VOLTAR

Não basta ter dinheiro para investir em uma franquia



Um franqueado, para ser bem sucedido, precisa agir como gestor administrativo, comercial e de pessoas

Fonte: Exame Por: Lyana Bittencourt, especialista em finanças clique aqui para imprimir esta noticia 0 comentário
compartilhar no facebook Compartilhar
nao basta ter dinheiro para investir numa franquia

A opção de adquirir uma franquia, para muitos brasileiros, é a realização do sonho de ser empresário, de ter o próprio negócio. Ocorre que parte da realidade que acompanha este sonho nem sempre é considerada ao se sonhar.

Um franqueado, para ser bem sucedido, precisa agir como gestor administrativo, comercial e de pessoas. E, para aqueles que empreendem pela primeira vez, e que são a maioria dos que adquirem franquias no país, esta tarefa é realmente desafiadora.

A função de gestor administrativo depende essencialmente do conhecimento e da utilização de ferramentas de análise financeira. Apesar de o brasileiro ter uma vocação empreendedora, ser criativo e gostar de buscar soluções ainda não experimentadas, muitos destes empresários de primeira viagem não possuem uma experiência administrativa adequada, e isto pode se tornar uma dificuldade importante.

Assim como um padeiro precisa entender de forno, um empresário necessita saber organizar e analisar um DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, um fluxo de caixa, uma curva ABC de rentabilidade, dentre outras ferramentas essenciais da administração financeira.

Muitas pessoas não se sentem confortáveis com cálculos, gráficos e tabelas, e há muitos franqueados nesta condição. Por isso, o ensino da gestão financeira voltado para uma rede de franquias deve ser menos teórico e o mais prático possível. Deve estar incluído em um programa que inclua o acompanhamento de um profissional experiente, durante alguns meses, que possa interpretar os conceitos estudados e auxiliar na aplicação prática, de forma que o novo empresário possa entender sua lógica e seus benefícios.

O ato de gerir está diretamente relacionado com a capacidade de tomar decisões corretas sobre determinado assunto. E uma boa tomada de decisão deve estar alicerçada em informações organizadas que possam ser interpretadas a partir de conhecimentos técnicos. Ao se pensar na perenidade de uma franquia, o fator capacitação deve ser prioridade e cabe às empresas franqueadoras a transmissão do conhecimento necessário para uma boa gestão.

Entrar numa rede de franquias que tenha uma marca admirada e uma estrutura de suporte organizada é a primeira decisão inteligente para aqueles que decidem empreender no país. Estar preparado para ser um bom administrador é a próxima grande decisão, que representará um grande diferencial para o sucesso de cada franquia e consequentemente de toda a rede.

* Lyana Bittencourt é sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.

Fonte: Exame Por: Lyana Bittencourt, especialista em finanças clique aqui para imprimir esta noticia 0 comentário
compartilhar no facebook Compartilhar

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Ainda não temos nada digitado..
Foram encontrados 0 registros